tecnologia em nuvem

iCloud e iCloud Drive: Entenda qual a diferença?

O serviço iCloud se tornou muito popular, pois todos entendem que é um serviço exclusivo oferecido pela Apple. Mas nesse caso, porque existem dois tipos de iCloud? Os dois são oferecidos igualmente pela Apple, são gratuitos e vitais para o funcionamento correto dos produtos oferecidos pela gigante da maçã. Mas existem diferenças entre os serviços iCloud e iCloud Drive, mesmo que ambos tenham nomes semelhantes e utilizem a tecnologia em nuvem.

O conceito de tecnologia em nuvem revolucionou o mercado, e a Apple foi diretamente influenciada, no bom sentido, pois permitiu criar dispositivos com uma tecnologia exclusiva, que tem preocupação especial com a segurança das informações, principalmente informações sensíveis dos seus usuários. Por esse pensamento, que ela alcançou outro patamar na venda de produtos com a sua marca, a Apple.

Tenha a melhor internet com a Claro! Saiba mais aqui: https://clarocombomais.com.br!

Entenda o iCloud

Esse é um serviço oferecido de tecnologia em nuvem oferecido gratuitamente pela Apple, onde é possível armazenar todos os tipos de dados, e pode sincronizar tais informações com outros dispositivos. Todos os backups são realizados a partir dos dados disponíveis em seu aparelho, eles estarão protegidos com uma tecnologia exclusiva, onde você consegue acessá-los online.

A tecnologia em nuvem iCloud foi apresentada pela primeira vez pela Apple a 9 anos atrás, em 2011, como o serviço que iria substituir os serviços conhecidos como MobileMe. Eles foram totalmente repensados e reprojetados, para trazer uma segurança maior para seus usuários. Em Out/11, no iOS 5, o MobileMe foi substituído pelo iCloud, que está no mercado até hoje.

tecnologia em nuvem

O iCloud pode ser considerado como um conjunto de serviços que permite que seja possível a comunicação entre os dispositivos da Apple com você. Ele se destaca pelas suas funcionalidades e qualidade apresentada. Graças a esse serviço, os usuários têm a certeza de que seus dados estão atualizados e armazenados com total segurança. O espaço oferecido é utilizado no armazenamento de fotos, vídeos e documentos com total segurança, e você pode vê-lo a partir de outros dispositivos, como no iPad.

Editando uma foto no seu iPhone, você pode acessá-la novamente utilizando seu iPad. Criando um evento no seu calendário utilizando o MacBook, você recebe o alerta também no seu Apple Watch, demonstrando a realidade da integração de serviços, com total excelência.

As possibilidades são inúmeras para que você consiga armazenar com segurança vários tipos de diretórios e arquivos. Além disso, você pode compartilhar com amigos e familiares filmes, músicas, livros e aplicativos que podem ser utilizados por outras pessoas.

A partir da tecnologia em nuvem, é possível criar uma nuvem familiar, ou seja, que você compartilhe conteúdos do App Store, iBooks, ITunes entre outros, sem que exista a necessidade de ter contas que são compartilhadas. O serviço de localização também pode ser utilizado a partir do seu ID Apple, caso seu telefone seja roubado ou perdido, você pode conseguir localizá-lo. Você também pode descobrir onde estão seus amigos e familiares a partir da posição do mapa de localização.

Esse serviço oferece um espaço de armazenamento gratuito, de 5GB, para que o usuário possa armazenar suas informações e realizar seus backups, seus dados, e arquivos de sua preferência. Esse espaço é compartilhado com todos os serviços e a plataforma. Caso seja necessário um espaço maior, é possível adquirir mais espaço, com planos a partir de R$3,50 com espaço de armazenamento de 50GB, até o limite de 2TB por R$34,90.

Entenda o iCloud Drive

Esse é um serviço que faz parte do iCloud, tanto que seu próprio sugere, o iDrive é um dos muitos serviços que são oferecidos a partir do iCloud. Ele pode ser utilizado para armazenamento de dados, e também possui a sincronização com os demais dispositivos Apple. O iDrive começou a fazer parte da integração de serviços em 2014, quando estava completamente funcional.

tecnologia em nuvem

Eles parecem o mesmo tipo de serviço, mas existe uma forma de simplificar. Pense no iCloud como se fosse um guarda-roupas, e entenda o iDrive como uma das gavetas, que você pode usar para armazenar arquivos que não podem ser armazenados em uma outra gaveta. O funcionamento é semelhante a outros aplicativos de armazenamento como o Dropbox.

Ele compartilha o mesmo espaço de armazenamento gratuito de 5GB, porém uma diferença de utilizar o iDrive é que você não fica restrito a utilização apenas em dispositivos Apple, você consegue utilizá-lo no Windows por exemplo, através de um software específico. O acesso acontece por um navegador, utilizando o site do iCloud

Você tem a possibilidade de armazenar qualquer tipo de extensão de arquivo dentro do iDrive, porém ele não pode ultrapassar 50GB, e que o limite total do iCloud não seja ultrapassado. Cumprindo as duas “exigências” é possível realizar o armazenamento sem problemas. Por isso que é uma gaveta importante, pois você consegue organizar arquivos que talvez precise acessar utilizando o Windows.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *